Programa

Programa do 1º Semestre do ano letivo 2017/2018

A UNIOLISIPO – UNIVERSIDADE INTERGERACIONAL convida-vos a participar nas sessões e eventos do 1º Semestre do ANO LETIVO 2017/2018 que aborda o tema “LISBOA, SIMBOLOGIAS E EXPRESSÕES DE UMA IDENTIDADE CULTURAL “.

As sessões do 1º Semestre do ANO LETIVO 2017/2018 estão organizadas em cinco Ciclos Temáticos e duas sessões livres.

Funcionam nas manhãs de 3ªf e 5ªf das 10h às 12h.

Todos os ciclos temáticos incluem comunicações em sala, debate e percursos ou visitas a espaços relevantes para o tema que está a ser abordado.

O presente programa tem início a 12 de outubro de 2017 e termina a 15 de fevereiro de 2018. Vai funcionar em diferentes espaços da zona histórica de Lisboa.

Apresentamos, de seguida, os ciclos temáticos e as sessões em função de 3 grandes áreas:

I. História e Arqueologia (2 ciclos temáticos)

II. Arquitectura e Artes (1 ciclo temático)

III. População, Cultura e Diversidade (2 ciclos temáticos).

Iremos iniciar o primeiro semestre de 2017/2018 a partir do tema geral “Lisboa, Simbologias e Expressões de uma Identidade Cultural”, onde ressalta a longa permanência de espaços simbólicos na cidade, com as suas expressões culturais, bem como, a emergência de novos sítios e de valores com os quais nos confrontamos diariamente.

Na primeira metade do século XIX, dá-se início a uma reestruturação de espaços com fins administrativo, governamental, de ensino, militar e cultural, tendo, em muitos casos, resultado da reconversão total ou parcial de antigos espaços conventuais e de alguns palácios.

A partir de um olhar sempre renovado, também com base em recentes abordagens e investigações, iremos desenvolver este tema, a partir de uma análise temporal e crítica de diferentes contextos e espaços urbanos em que se destacam, entre outros, a Praça do Império, o Rossio e o Bairro Alto. A criação de equipamentos públicos e a construção de novos bairros, a reabilitação de vasto património na área histórica, vai proporcionar uma renovada leitura sobre Lisboa.

Clementino Amaro
Coordenador da Universidade Intergeracional Olisipo (UNI OLISIPO)