Universidade Intergeracional OLISIPO

A quem se dirige

A UNIVERSIDADE INTERGERACIONAL OLISIPO (UNI OLISIPO) dirige-se a todos os participantes que têm gosto e interesse em aprender e aprofundar os seus conhecimentos sobre Lisboa e o seu território.

 

O que pretende desenvolver

Pretende-se promover o conhecimento de Lisboa, enquanto espaço físico, histórico, arqueológico, sociológico e antropológico, abrangendo, assim, vertentes essenciais do seu património cultural, material e imaterial ao longo de diferentes épocas. Procura-se abordar, também, a cidade enquanto espaço atual de turismo e lazer.

 

Onde funciona

A Universidade Intergeracional funciona em diferentes espaços da cidade, sobretudo no seu centro histórico, em parceria com diferentes entidades – Museu do Aljube, Fundação José Saramago, Sociedade de Geografia de Lisboa, Grémio Literário, com quem articulamos espaços e/ou iniciativas.

 

Como funciona

Os programas são semestrais, têm por base grandes temas que se desdobram em ciclos temáticos, preenchidos por conferências, comunicações, debates, oficinas e visitas guiadas.

 

Formadores

Os diferentes ciclos temáticos são coordenados por formadores internos que, por sua vez, têm a colaboração de formadores convidados, todos eles voluntários, na procura de uma boa resposta ao conhecimento disponível sobre o tema em debate.

 

Participantes

Os participantes da UNI OLISIPO têm um papel activo, assumindo a dinamização de duas sessões livres em cada semestre, sobre um tema à sua escolha.

 

Inscrições na UNI OLISIPO

Pode visitar-nos como convidado, antes de fazer a sua inscrição e assegurar-se da disponibilidade do grupo e da diversidade e riqueza dos conteúdos e saberes que caracterizam as nossas sessões.